segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

É impossível não comentar

Recebi esse e-mail e tenho que comentar:

GRUPOS MAÇÔNICOS NÃO RECONHECIDOS
Relação incompleta de grupos maçônicos no Brasil não reconhecidos pelo Grande Oriente do Brasil - GOB, pela Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB (Grandes Lojas) e pela Confederação Maçônica do Brasil - COMAB (Grandes Orientes estaduais):

1. Academia Maçônica do Estado de São Paulo
2. Academia Superior Maçônica do Brasil
3. Confederação da Maçonaria Universal Unida no Brasil - COMUB
4. Grande Loja Arquitetos de Aquário - GLADA
5. Grande Loja Brasileira - GLB
6. Grande Loja Carbonária do Brasil
7. Grande Loja da Maçonaria Egípcia - GLOMEB
8. Grande Loja do Brasil - GLOB
9. Grande Loja dos Maçons Antigos do Rito Schröder do Rio Grande do Sul - GLOMARS
10. Grande Loja Feminina da Amazônia
11. Grande Loja Maçônica Feminina do Brasil
12. Grande Loja Maçônica Mista do Brasil
13. Grande Loja Maçônica Unida de São Paulo
14. Grande Loja Maçônica Unida do Piauí
15. Grande Loja Mista do Rito de Memphis-Misraim
16. Grande Loja Regular Brasileira
17. Grande Loja Regular de São Paulo
18. Grande Loja Regular do Paraná
19. Grande Loja Regular do Rio Grande do Sul
20. Grande Loja Simbólica Maçônica Brasileira - GLOSMAB
21. Grande Loja Simbólica Nacional Brasileira - GLSNB
22. Grande Loja Unida de Maçons Antigos, Livres e Aceitos do Estado do Rio de Janeiro
23. Grande Loja Unida de Minas Gerais
24. Grande Loja Unida de Pernambuco
25. Grande Loja Unida de São Paulo (GLUSP)
26. Grande Loja Unida do Paraná
27. Grande Loja Unida Sul Americana - GLUSA
28. Grande Maçonaria Mista da Bahia - GMMB
29. Grande Oriente da Franco Maçonaria Mista do Estado do Rio Grande do Sul
30. Grande Oriente da Maçonaria do Espírito Santo
31. Grande Oriente do Rito Antigo e Primitivo de Memphis- Misrain
32. Grande Oriente Independente Misto do Rio Grande do Sul
33. Grande Oriente Lusitano no Brasil
34. Grande Oriente Maçônico Cristão do Brasil - GOMCB
35. Grande Oriente Maçônico do Brasil - GOMB
36. Grande Oriente Maçônico Pan-americano - GOMP
37. Grande Oriente Nacional "Glória Do Ocidente" do Brasil
38. Ordem Maçônica Mista Internacional “Le Droit Humain” (O Direito Humano) – Federação Brasileira
39. Ordem Maçônica Mística e Esotérica do Brasil – OMMEB
40. Poderosas Lojas Maçônicas Independentes do Brasil
41. Supremo Conselho Independente da Maçonaria do Brasil
42. União Mineira de Lojas Maçônicas Independentes - UNILOJAS
*Lojas independentes, livres, etc., que não se congregam em qualquer tipo de associação
(Pesquisa e compilação: Hideraldo A. Teodoro M.'.I.

https://www.facebook.com/groups/iir.do.gob/ 

____________________________________________________

COMENTANDO...

Há os que buscam o RECONHECIMENTO humano. 
Papéis, títulos, cargos, medalhas, status...
É importante e lhes basta.

VAIDADE das VAIDADES, diz o Eclesiastes.

Outros porém buscam o CONHECIMENTO universal.
E o CONHECIMENTO não é propriedade de ninguém...
Os Livres podem encontrá-lo em qualquer lugar.
São Livres.

Os regulares, somente onde lhe autorizam a buscar???
Isso é maçonaria??? Existe maçonaria sem liberdade???
Ou somos livres ou somos escravos, não existe meio termo.

A Internet está aí para estreitar laços com irmãos de outros países, conhecer outras realidades, assistir videos produzidos por pesquisadores.
Ao receber mensagens desse tipo posso perceber que, infelizmente, alguns maçons estão, adstritos a suas realidades, procurando reconhecimentos que, sinceramente, são necessários para que mesmo?

Sugiro aos que queiram aprofundar, o documentário da NatGeo, produzido a partir de fatos comprovados. É importante ser esclarecido, antes de querer esclarecer alguém.
Estou compartilhando um pouco dos meus achados. E enquanto vocês vêem esse vou aproveitar meu tempo para ver se aprendo mais um pouquinho.


Uma boa semana a todos
Fraternalmente

11 comentários:

  1. Respostas recebidas por e-mail sobre o assunto:
    (por motivo de sigilo, privacidade os nomes não serão citados para evitar maiores polêmicas)

    O referido G.'.M.'. que enviou esta mensagem mantém contato no exterior com inúmeras obediências maçônicas e participa anualmente dos colóquios do CLIPSAS. (acesse http://www.clipsas.com/pt/inicial.htm)

    Recebemos seu importante comunicado.

    O reconhecimento desta ou daquela Potência é problema particular de cada obediência, ao fazer Tratados. Nem GOB, nem CMSB, nem COMAB são modelos ou autoridades exclusivas da maçonaria mundial. São cheios de preconceitos ilegais, violam a Constituição brasileira e as leis internacionais e democráticas dos países.
    Portanto, o reconhecimento deles, longe de ser importante é vergonhoso para nós.
    Em toda União Européia essa gente é considerada retrógrada, sem evolução e fora da realidade do mundo presente. São mal vistos.
    Por essa e outras razões de corrupção em vários países, muitas Potências ligadas à Grande Loja Unida da Inglaterra - GLUI, estão sob investigação e intervenção dos governos, e na Europa somente 10% das Obediências são ligas à GLUI. Os outros 90% são Liberais e Adogmáticos ou independentes.
    Uma delas na França, a mais radical e discricionária, inimiga do direito da mulher à Iniciação, e ligada à GLUI está sob intervenção do governo Francês, que pôs como interventora uma mulher. E viva a França.
    Mas, verdade seja dita..., há muitas supostas Obediências maçônicas completamente fora da lei civil e da moralidade pública. Por isso a GLADA aumentou muito as exigências para fazer Tratados. Os retrógrados vivem na Idade da Pedra, e alguns outros são delinquentes fantasiados de maçons. Que o GADU nos proteja.

    Receba o nosso TFA e parabéns por alertar o público,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom, meu nome é cleynerton, mas colocarei anônimo, ok? faço parte de uma loja mista, fui convidado por uma dita "regular", pessoas excelentes porém, não quis ficar por não estar de acordo com a constituição, "APARTHAID", seria a palavra correta em pleno século XXI, recebi o convite, por uma loja de Iúna ES, nº52, grande loja, Fênix, Venerável Pinheiro, pessoa excelente, pode verificar, não quis ficar, migrando para uma loja mista. abraço.

      Excluir
  2. GLOSMAB é GOLPE!

    O Grão-Mestre da GLOSMAB não tem nem 3 anos de Ordem.
    Comprou o diploma do Grau 33, iniciou, elevou, exaltou e instalou o próprio pai em um unico dia!

    ResponderExcluir
  3. ninguém tem exclusividade sobre a maçonaria, infelizmente "há uns donos" que se sobresaem, vergonhosamente, faço parte de uma loja mista, não fui convidado de início pela mesma, mas quis ficar nela, fui aceito por uma loja da "grande loja", na qual iria iniciar, e preferi ficar em uma loja mista, é preferência, não fui expulso, não me foi negada a entrada, eu particularmente por motivos pessoais não quis ficar, sendo uma loja de homens livres e de bons costumes, tal qual a que faço parte, se quiserem investigar minha vida pessoal, não há nada que desabone minha conduta, em não estar de acordo com o landmark 14, pois fere a constituição brasileira, em que homens e mulheres têm os mesmos direitos e, proferimos em nossos juramentos, defender a constituição, meu nome e loja: cleynerton faria meira, loja fênix, nº52 de Iúna ES, da grande loja, pessoas muito boas que me acolheram, porém preferi uma loja mista, acredito que nenhuma dessas lojas acima ditas "espúrias", estão em desacordo com a constituição do País, e realmente, não faço questão nenhuma de confraternização com "nenhuma" loja dita "regular", pois estão em desacordo e desonrando a constituição brasileira em detrimento de landmarks feitos no século XVIII, em que mulheres não eram nem contadas no censo, mulheres eram tidas como "res", até o novo código civil de 2002, pois até esse código a mulher no Brasil tinha que pedir autorização por escrito ao marido para trabalhar.colocarei anônimo, mas meu nome e a 1ª loja em que me convidaram está explicito, ok?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Ml Gilberto Mahle. Em minha família teve alguns antepassados por parte de mãe que foram maçons. Como teve duas gerações entre os maçons e a minha atual, sempre nutri o desejo de ingressar na ordem. Porém não conheci nenhum dos meus avós e bisavós. Portanto não tive a oportunidade de dar seguimento pois não havia mais ninguém da familia para indicar-me. Acessei alguns sites e deparei - me com o www.academiamaconicabr.com.br que enviaram-me email para que eu solicitasse filiação. Minha dúvida recai sobre a autenticidade da instituição. Pertence à Maçonaria?

      Excluir
    2. So que essa grande loja regular ai que surgiu em 2008, como que em 7 anos toda sua diretoria é grau 33? Sendo que o ritomque adotaram nao vai tal? Mo tao grao mestre deles vende os graus e eles tem uma unha tao grande que saem assinando um 33, nao existe um supremo conselho valido sendo q leva de 9 a 10 anos para atingir o maximo...esses caras nao foram admitidos em uma ordem valida e saem se intitulando macons... quem conhece a historia da maconaria, respeita suas leis e tradicoes sabe pelas forcas dos ritos e iniciacoes os varios porques nao aceitam-se mulheres, ai nao sao reconhecidos e vem a publico chamar os outros de retrogados...parem de brincar de maconaria...tem esses palhacos de avental ai que se intitulam 33 e ainda montam lojas como nomes de palavras sagradas ou de passe de grau revelando coisas aos profanos, fora q abrem tudo no facebook, contrariando nunca divulgar os augustos misterios, por estas palhacadas e outras q nunca serao reconhecidos, pois querem ser macons na marra... e esta historia de contrariar nossa constituicao, estao errados, a maconaria nao surgiu no Brasil e o mesmo nao deteem os direitos sobre ela. Iniciem em uma ordem regular, procurem depois um supremos conselho e estudem os anos ate chegarem legalmente ao 33 no reaa, 13 york etc, ao inves de ficarem comprando graus e brincando commo desconhecidos, vcs sao ridiculos e nao macons.

      Excluir
    3. Solicitacao de filiacao por email? Voce esta louco? Estas potencias e lojas espurias fazem isso...o convite surge pessoalmente por um mestre macom regular..por isso vao viver eternamente nas trevas, pois se fossem macons de verdade poderiam visitar todas as lojas e potencias e vcs visitam quem? Sao mega barrados, vergonha!!!

      Excluir
  5. Sonia Cristina de F.Caldas30 de junho de 2014 às 17:20

    Sou filha de um marçon, estou indignada e decepcionada com a marçonaria e gostaria de saber a quem direcionar o meu desapontamento.Ao Grão meste do Grande Oriente do Brasil, ao veneravel da loja, enfim a quem?acho que a marçonaria deveria tomar conhecimento do ocorrido.

    ResponderExcluir
  6. Sois? então, podeis adentrar. Ninguém é detentor do absolutismo verdadeiro. O maior de todos os mm.'. disse : E conhecereis A VERDADE, e a VERDADE vos libertará. Somos livres e não seremos chamados de espúrias e nem impedido de adentrar quaisquer que for a oficina. Nossos aventais estão imaculados e a vaidade impera entre aqueles que não deixam desbastar as vossas ped.'. brut.'. G.'. M.'. ... V.'.M.'. aprendei do maior de todos a humildade e reconheceis os vossos iir.'. com amor!

    ResponderExcluir
  7. eu tenho essa opiniao o gob pensa que e a dona da maçonaria!

    ResponderExcluir

Lembre-se, expresse sua opinião de maneira adequada. Contamos com a sua colaboração.